HISTÓRICO

           O Cometa Cenas teve início em 1984, quando ainda não havia sido criado o Instituto de Artes. Os alunos de Artes Cênicas do Curso de Educação Artística, segundo o professor João Antônio Lima Esteves, tinham pouquíssimo contato com os profissionais de teatro da cidade e apresentavam seus trabalhos apenas entre eles mesmos. Desse isolamento surgiu a necessidade de criação de um evento onde os alunos de Artes Cênicas, Música e Artes Plásticas pudessem, publicamente, apresentar seus resultados de disciplinas ou outras experiências artísticas.
               Além da comunidade universitária, artistas da cidade, alunos e professores da Faculdade Dulcina de Moraes e professores de escolas secundárias, participavam do Cometa Cenas trazendo seus trabalhos para serem debatidos ou divulgados.
           O Cometa Cenas hoje compreende várias apresentações nas seis salas do Prédio Complexo das Artes, bem como no Teatro Helena Barcellos, nos corredores do prédio ou ao ar livre.
            Desde suas primeiras edições, o Cometa Cenas sofreu modificações quanto a sua organização, os tipos de trabalhos e a intensidade das participações de público e estudantes. Adaptou-se às condições estruturais, bem como às necessidades e possibilidades conjunturais do corpo discente e docente e do pessoal administrativo do Departamento de Artes Cênicas ao longo desses vinte anos de existência. Contudo, manteve seus princípios como um evento de caráter pedagógico e cultural que tem contribuído para efetivar a relação entre a produção universitária e as comunidades às quais ela pertence.